terça-feira, 11 de novembro de 2014








PLANTAS TÓXICAS PARA SEU PET

 


Algumas plantas comuns em jardins e quintais, quando ingeridas, podem causar prejuízos ao seu animal de estimação, porque são tóxicas. Todo cuidado é pouco e recomenda-se manter fora do alcance dos animais domésticos, em especial dos filhotes que são muito ativos, gostam de brincar e vivem mordendo e comendo tudo o que encontram pela frente.



A sede, fome e curiosidade são fatores que levam um animal a se aproximar de uma planta. Caso aconteça este tipo de acidente, mantenha a calma. Não é aconselhável induzir ao vômito porque este procedimento pode trazer complicações e piorar o quadro em caso de aspiração. Guarde a planta para ser identificada e procure imediatamente um veterinário.



Veja algumas delas:

Antúrio
A ingestão desta planta causa salivação abundante, prurido (coceira) intenso na face, edema na região da face, vômitos, sensação de queimação, dificuldade de engolir e asfixia.


Azaléia
Muito tóxica e sua ingestão requer atenção imediata de um veterinário, pois os sintomas podem produzir: vômitos prolongados, diarreia, arritmias, convulsões, ataxia, fraqueza, depressão e morte.

Babosa

Provoca mudança na cor da urina, bolhas na pele e mucosa oral, salivação, vômitos, diarreia, dor abdominal, pulso fraco, conjuntivite (quando em contato com os olhos).
Banana de Macaco
 ou Manacá

Causa irritação oral, prurido severo (coceira), irritação ocular, dificuldade de deglutição e até de respiração em casos mais graves. Pode ocorrer alteração da função renal e alterações neurológicas.
Begônia

Sua raiz em forma de tubérculo é a parte mais tóxica da planta. Pode provocar irritação na boca, dificuldade de engolir e sensação intensa de queimadura.
Bico de Papagaio
Conhecida como Estrela de Natal, sua seiva leitosa causa lesão na pele e mucosas, edema (inchaço) de lábios, boca e língua, dor e coceira; o contato com os olhos provoca irritação, lacrimejamento, edema das pálpebras e dificuldade de visão; a ingestão pode causar náuseas, vômitos e diarreia.
Comigo Ninguém Pode
Uma das folhagens mais conhecidas e comuns nos jardins da nossa casa, que pode causar asfixias e irritação na língua, garganta e dificuldade de engolir. O contato com os olhos pode provocar irritação ocular e pode ocorrer alteração da função renal.

Copo de Leite
A ingestão e o contato podem causar sensação de queimação, edema (inchaço) de lábios, boca e língua, náuseas, vômitos, diarreia, salivação abundante, dificuldade de engolir e asfixia; o contato com os olhos pode provocar irritação nas córneas.

Costela de Adão
Tem como sintomas: salivação, cólicas abdominais, edema na região da face, paralisia de língua, náuseas e vômitos.


Dedaleira
Pode causar vômitos, diarreia, bradicardia (coração bate devagar) cefaleia, tonturas e distúrbios visuais.

Espirradeira
A ingestão ou o contato com o látex podem causar dor e queimação na boca, salivação, náuseas, vômitos intensos, cólicas abdominais, diarreia, tonturas e distúrbios cardíacos que podem levar a morte.


Folha da Fortuna
Os sintomas da intoxicação são vômito, diarreia, ataxia, tremores e morte súbita.
Hera
Pode provocar uma reação epidérmica caracterizada por erupções, hiperpigmentação, irritação oral, prurido severo (coceira), irritação ocular, dificuldade de deglutição e até de respiração em casos mais graves. Pode ocorrer alteração da função renal e alterações neurológicas.


Hortência
Seus sintomas podem causar: cianose (mucosas arroxeadas), convulsões, dor abdominal, flacidez muscular, letargia, vômitos e coma.


Lírio
Pode causar vômitos, depressão, letargia e anorexia.


Lírio da Paz
Os sintomas da intoxicação são: irritação oral, prurido severo (coceira), irritação ocular, dificuldade de deglutição e até de respiração em casos mais graves. Pode ocorrer alteração da função renal e alterações neurológicas.


Mamona
Mais comum de ser encontrada em chácaras, sítios e terrenos baldios. A ingestão das sementes mastigadas causa náuseas, vômitos, cólicas abdominais, diarreia mucosa e até sanguinolenta; nos casos mais graves podem ocorrer convulsões, coma e óbito.


Margarida


A mais pura e ingênua das flores, porém aqui o malmequer prevalece. Ela pode provocar irritação na pele e causar coceira.





Fonte: Revista Ultracão – Edição 6 - 2011 - Distribuição Gratuitahttp://www.jardimdeflores.com.br e Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas - SINITOX - Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ
http://portalmedicinafelina.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário