segunda-feira, 17 de novembro de 2014


QUER SABER MAIS SOBRE ERVA DE GATO OU CATNIP?

Algumas informações deste artigo são muito esclarecedoras e por este motivo trouxemos para você que é amante de gatos.
Mas vale lembrar que devemos sempre consultar um veterinário antes de oferecer qualquer erva  para nosso pet.


Por: Resgatinhos

Catnip, ou Erva-de-Gato

Nepeta cataria, conhecida pelo nome comum de erva-gateira ou erva-de-gato,  ou mesmo pelo nome em inglês, catnip, é uma planta da mesma família da hortelã. O nome reflete o efeito de euforia que causa em gatos domésticos ao ser inalada.

O catnip contém uma substância que atrai os felinos, chamada nepetalactona, e não são só os gatos domésticos que curtem a plantinha. Testes mostraram que os grandes felinos, como leões, tigres e leopardos, reagem ao catnip de maneira semelhante aos nossos gatinhos.

Quando gatos sentem o cheiro de catnip eles exibem uma série de comportamentos que incluem cheirar, lamber e mastigar a planta, balançar a cabeça, se esfregar em tudo, rolar no chão, rosnar, pular e correr, e até babar. Alguns gatos ficam doidões mesmo, podem ficar até um pouco agressivos. Essa reação dura cerca de 10 minutos, depois do que o sistema olfativo entra em fadiga e o gato fica imune ao catnip por algum tempo (pelo menos 1h). Depois do ‘barato’, é comum ficarem sonolentos, ou até meio ‘catatônicos’.
Comprei catnip para meu gato, mas ele não deu a menor bola!
A reação de gatos muito jovens (menos de 3 meses de idade) e gatos mais idosos ao catnip é mínima, ou até inexistente. Além disso, entre 10-30% da população de felinos não tem qualquer reação ao catnip, em qualquer idade. Isso acontece porque a resposta à erva é hereditária…alguns gatos são geneticamente “programados” para reagir ao catnip, e outros não.
Mas…pode ser perigoso? Vicia?
Como dissemos, alguns gatos podem ter uma reação mais "dramática" à planta, mas o catnip não apresenta qualquer toxidade para os felinos, e não, o catnip não vai deixar o seu gato viciado. Se o gato consumir uma grande quantidade de catnip fresco (comer a plantinha mesmo), pode causar um pouco de vômito ou diarréia, mas isso é raro.
Onde encontro catnip? Dá pra plantar em casa?
O mais comum é encontrar catnip desidratado, como se fosse um chazinho. Também existe o extrato de catnip, feito com o óleo essencial da planta. Hoje em dia a maioria dos bons petshops tem catnip pra vender, inclusive muitos dos brinquedinhos que compramos para os nossos gatos (ratinhos e afins) são recheados com a erva. Mas se você tiver como plantar em casa, terá um produto de muito melhor qualidade. A erva-de-gato é uma planta perene, que gosta de muito sol. Mas cuidado para não deixar que resseque, mantenha o solo sempre úmido (mas não encharcado). Considerada quase que uma erva daninha, fique atento para que não tome conta do seu jardim…reserve um lugarzinho só para ela, de preferência longe de outras plantas, que assim não irão sofrer caso o seu gato resolva rolar em cima da erva. Ah, e mantenha seu gato longe enquanto a planta está crescendo, senão a pobrezinha não terá qualquer chance, hehe. E dá pra plantar em vasinho no apartamento sim, desde que fique bem exposto ao sol. Você encontra sementes ou mudinhas da planta em lojas especializadas.
  
Para secar a erva, coloque-a no forno com a temperatura bem baixinha, ou pendure de ponta-cabeça em um lugar seco e ventilado, longe do sol. Quando estiver bem sequinha ela se esfarela facilmente. Guarde em um pote à vácuo, dentro da geladeira ou do congelador.
Quanto catnip posso dar ao meu gato?
Catnip pode ser usado para ajudar em processos de adaptação (mas veja antes se o seu gato, ou o novo gato, não reagem de maneira agressiva por causa da erva), ou se o seu gato está muito estressado por algum motivo (dia de faxina, banho no vet, etc). Ou só como um agradinho mesmo, de vez em quando. Guarde em lugar fora de alcance e de preferência trancado, pois bichanos espertos conseguem abrir portas e gavetas para pegar a erva.
Se você está usando o produto desidratado, duas pitadas são o suficiente. O extrato de catnip pode ser borrifado nos brinquedos ou no arranhador. Isso é uma boa…se o seu gato está arranhando o seu sofá e não dá a mínima pro arranhador, experimente borrifar um pouco de catnip nele.
A catnip afeta humanos?
Não, você não irá ter um barato se cheirar ou fumar catnip. Na verdade, em humanos a erva tem um efeito sedativo/calmante, e o chá da erva-de-gato pode ser tomado para acalmar uma dor de estômago, ou ajudar a dormir. A planta também é usada para aliviar dores de cabeça, tosse, ajuda a baixar a febre, alivia a dor de reumatismo e artrites, mas CUIDADO: mulheres grávidas não devem tomar chá de erva-de-gato (ou ingeri-la em qualquer outra forma), pois pode induzir a contrações uterinas!






Nenhum comentário:

Postar um comentário