sábado, 6 de dezembro de 2014

Ração ou Comida Caseira?

Qual dieta devo oferecer ao meu pet?


Quem tem um animal de estimação se depara com uma questão muito importante: Devo oferecer ração ou comida caseira para meu pet?

Penso que uma ração seca de boa qualidade é mais adequada. Recomendada pela maioria dos veterinários, é mais prática e econômica, combate a formação do tártaro e é uma refeição balanceada respeitando a raça e o porte do animal atendendo suas necessidades.

Já a caseira, além de trabalhosa, requer atenção na elaboração de uma dieta balanceada que contenha todos os nutrientes necessários. Pode favorecer o surgimento de diferentes problemas para a saúde do animal, como obesidade, complicações renais e digestivas.

É possível, mas entendo que falta, para a maioria das pessoas, o conhecimento necessário para a combinação de elementos nas proporções corretas de proteínas, gorduras, fibras, vitaminas, carboidratos e outros elementos importantes para uma refeição sadia.

O curso, Alimentação Natural, para cães e gatos, oferecido pelo blog Cachorro Verde, ensina, entre outros cuidados, como calcular a proporção dos itens de acordo com seu animal. Deste modo, não vai faltar nenhuma composição, o que poderia ocasionar sérias deficiências nutricionais no seu melhor amigo.

Para quem tem tempo de cozinhar e é defensor das tendências naturalistas, existem várias modalidades de dietas caseiras para cães e gatos. Saiba mais no Blog do Cachorro Verde.

Dentre as opções, qual escolher?



O mercado pet oferece diversos tipos de ração para cães e gatos, com componentes alimentares diferentes em doses diversificadas de acordo com raça, tamanho, idade, nível de atividade física e cuidados especiais.  É sempre recomendável consultar o veterinário para comprar a mais indicada para o seu peludo.

Populares: Feitas a base de milho, soja e farelo. São as mais baratas, porém como nosso peludo não é vegetariano e precisa de proteína animal, o que não encontramos neste tipo de ração, me atrevo a dizer que esta não é muito indicada.

Standard: São mais conhecidas e divulgadas pela mídia e estão numa faixa de preço intermediária. São formuladas a base de farinha de carne e ossos, glúten de milho, gordura animal, entre outros. Lembrando que o glúten, assim como a soja, dificulta o mecanismo da digestão.

Premium: É uma ração completa atendendo satisfatoriamente as necessidades nutricionais da grande maioria dos peludos. Possui melhor teor de proteína com boa digestibilidade formulada a base de carne de frango, ovelha, peru, ovos dentre outros, além de suplementos como os ácidos graxos e ômega 3.

Super Premium: A mais completa e balanceada, com a composição ideal para os animais. Produzida a base de proteína animal, contém ingredientes que promovem mais saúde e vitalidade ao seu pet como: prebióticos e probióticos naturais que melhoram a digestão e absorção; hexametafosfato de sódio que contribui para a não formação de tártaro; sulfato de condroitina e glucosamina que auxilia na manutenção da saúde articular e evitam dor; óleo de canola que fornece nutrientes para uma pelagem mais saudável e bonita; ômega 3 que reduz possíveis inflamações, além de fortalecer a imunidade; yucca que reduz o odor das fezes e como a ração é bem absorvida, promovem ainda a redução das fezes do animal. Utiliza conservantes naturais, não contêm corantes e palatabilizantes.

As rações Premium e Super Premium são produtos de primeira linha e apesar do custo ser maior, são consumidas em menor quantidade por sua maior concentração e absorção mais rápida de seus nutrientes.

Há também as rações terapêuticas auxiliando no tratamento de cães e gatos em suas enfermidades, como: problemas cardíacos, doenças renais, diabetes, obesidade e alergias de pele, mas seu uso deve obedecer aos critérios do veterinário que acompanha a saúde do seu peludo.

Não esqueça que gatos não podem comer rações para cães por apresentarem necessidades diferentes e sua dieta não precisar ser rica em carboidratos. Portanto evite grandes quantidades de quirerade, arroz e farelo de milho em sua ração, bem como corantes e aromatizantes artificiais.


Agora que você conhece os diferentes tipos de rações que o mercado oferece, escolha a mais indicada e acessível que promova uma nutrição mais adequada ao seu melhor amigo. Se preferir optar por uma alimentação natural, vale a pena conferir as modalidades de dietas caseiras para cães e gatos e o curso que ensina tudo o que precisa saber para oferecer este tipo de refeição para seu pet no Blog do Cachorro Verde.

Fonte:
patinhasdegrife@patinhasdegrife.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário