segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Seu Cachorro tem medo de fogos?

Muitas pessoas comemoram as festas de final de ano com fogos de artifício, o que chega a ser um transtorno para nossos peludos. Por terem uma audição muito sensível, barulhos altos significam perigo e geram medo e estresse.
Os cães costumam apresentar, entre outros sintomas, taquicardia, palpitações, náuseas, tremores, pânico e por vezes fogem do seu lar. O problema da fuga é que muitas vezes eles escalam portões, muros, lugares altos e ficam sujeitos à acidentes.
Nesses dias de festas, é importante manter o seu pet identificado e seguir algumas dicas para que ele se sinta seguro e protegido.

  • Não deixe seu animal sozinho na virada do ano. Não prenda seu cachorro na coleira, pois no desespero, muitos animais morrem por enforcamento.
  • Permita acesso livre ou deixe-o num local que já esteja acostumado e onde o barulho seja isolado.
  • Procure dar atenção de maneira calma, deixando seu pet relaxado, sem reforçar o medo e a insegurança.
  • Colocar tampões ou algodão no ouvido amenizam o barulho. Rádios e TVs ligados, também contribuem para abafar o som.
  • Florais, homeopatia e acunputura contribuem para melhorar o bem estar do seu pet. Se precisar recorrer a sedativos, procure o veterinário de sua confiança para fazer uma avaliação do quadro.
  • É possível comemorar o reveillon com mais tranquilidade e aliviar todo estresse causado pelos ruídos altos. Faça festa, bata palmas, brinque com seu peludo de modo que ele comece a associar os fogos com comemoração, fazendo do evento uma grande festa.
  • Ainda dá tempo de dessensibilizar ou fazer com que seu pet acostume com o barulho. O Cão Cidadão dá dicas para minimizar o medo dos fogos, como por exemplo, estourar uma bexiga ou uma biribinha em local mais distante e aos poucos ir se aproximando do cão, fazendo com que associe sempre a coisas positivas. Veja essas dicas clicando no link http://www.caocidadao.com.br/medo-de-fogos


patinhasdegrife@patinhasdegrife.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário